14/07/2013

Pets de fumantes têm o dobro de chance de terem câncer

Foto: Getty Images
Hoje já está comprovado através de pesquisas que os animais que convivem com fumantes têm maiores chances de desenvolverem câncer através do fumo passivo. 

Segundo o Buckinghamshire SmokeFree Support Service, os cães podem desenvolver o câncer de nariz e pulmão, já os gatos desenvolvem o linfoma felino, que é um tipo de câncer no sangue muito grave que afeta todo seu sistema imunológico. Ao se lamberem os gatos ingerem todo tipo de sujeira, pó e nicotina presos em seus pelos. 

O veterinário Marcello Roza em sua dissertação para a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, a UnB, ele relata as conclusões de uma pesquisa feita com 30 cães da raça yorkshire. Quinze deles tinham dono fumante. E todos os integrantes desse grupo, sem exceção, apresentaram algum tipo de estrago no sistema respiratório por causa da exposição constante à nicotina.

A ameaça cresce se a raça do cachorro for dotada de focinho curto, que não filtra o ar tão bem. Até mesmo os hamsters e pássaros podem ser fumantes passivos.

Não podemos esquecer ainda do perigo dos pets engolirem a bituca do cigarro, isso pode ser fatal. Por isso, atenção fumantes: cuidem de sua saúde e da saúde do seu melhor amigo. 


Leia mais: 

Fonte: Terra Saúde
Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário