03/02/2013

Diário de Meg: Animal com "apetite caprichoso"

Nem todo mundo sabe, mas os pets não sentem a necessidade de “variar o cardápio”. Este comportamento é tipicamente humano e torna-se um problema quando transferido aos animais. (Médica Veterinária, Keila Regina Godoy)

Eu ando achando que a Meg ta com esse tal de apetite caprichoso. Antes ela devorava o pratinho de ração em segundos e agora ela tem demorado um tempão para comer. 
Outro dia ela estava no sofá deitada e eu me peguei dando ração na boca dela hehe, sim eu sei q fiz totalmente errado, mas foi a única forma que ela comeu naquele dia. Um erro que a maioria das pessoas (EU), comete é dar durante o dia pedacinhos das coisas que estamos comendo. Preciso parar, porque isso tem ajudado ela a perder a fome durante as refeições certas.
Mas afinal, o que é esse tal de "apetite caprichoso"?
Segundo a veterinária Keila Regina Godoy, é cada vez mais comum, sua ocorrência está intimamente ligada ao padrão de comportamento do proprietário, que transfere para o animal de estimação sua necessidade de variar o cardápio e seus hábitos alimentares. Este padrão de comportamento, associado ao fato de que particularmente os cães gostam de novidades, leva em pouco tempo o animal a se tornar cada vez mais exigente e seletivo.

O que fazer para que o animal se alimente da forma correta e saudável?
- mantenha o local limpo e longe da área de defecção e micção; 
- vasilhas sempre limpinhas e água fresca; 
- faça uma rotina de horários fixos, com a retirada do alimento após 30 minutos caso o pet não tenha comido tudo. Isso vai evitar que a ração perca seu aroma e crocância natural. 

Agora uma dica importantíssima para mim mesma: pare de dar pedacinhos dos nossos alimentos durante o dia. 
Eu vou parar e você, leitor(a)?

Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário