25/04/2013

Por que os gatos sobrevivem a quedas de grandes alturas?

gatos e quedas altas

Não é atoa que dizem que os gatos têm 7 vidas, afinal esses bichanos possuem uma incrível capacidade de sobreviver à altas quedas sem praticamente se ferirem.

Isso levou os pesquisadores do Centro Médico Animal de Nova York a estudar a forma como eles caem e concluíram que os que caíram de alturas maiores sofreram menos também. Dos 115 estudados, 90% sobreviveram, incluindo um gato que caiu de uma altura de 32 andares, sofrendo apenas uma leve contusão no peito e um dente lascado.

Mas como é que eles lidam tão bem com as quedas?
Eles têm a área de superfície maior em proporção ao seu peso, comparados aos seres humanos, resultando numa maior resistência ao ar, diminuindo a velocidade da queda.
No momento da queda, eles se posicionam numa espécie de pára-quedas. Em menos de um segundo após o início da queda ele se "arruma" no ar, colocando as 4 patas para baixo. Seu ouvido funciona como um giroscópio interno, dizendo ao gato a direção da queda.

Com seus membros flexionados, o gato também amortece a força do impacto caindo sobre as quatro patas. A força do impacto é distribuída pelos músculos e juntas.

Whitney e Mehlhaff, pesquisadores responsáveis pelo estudo, acreditam que a ação pára-quedas funciona em quedas acima de 4 andares, onde eles atingem uma maior velocidade. Dos gatos estudados pelos pesquisadores, apenas um entre 13 gatos que caíram de alturas superiores a 9 andares sofreram fraturas ósseas, enquanto que a maioria dos gatos que caíram de alturas menores sofreram algum tipo de fratura.

proteção de janela para gatos
Mas pessoal, não é porque os felinos sofrem menos com as quedas que eles vão sempre escapar de fraturas, eles podem sofrer hemorragias internas, entre outros. Por isso, principalmente os moradores de apartamentos, não deixem de colocar uma proteção nas janelas. Todo cuidado é pouco!!!


Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário