09/04/2013

Ter um animal de estimação ajuda no desenvolvimento das crianças

crianças e animais de estimação
Hoje vendo esse vídeo emocionante do garotinho recebendo um cãozinho de presente, fiquei emocionada com a pureza dessa criança.

Todos os pais devem incentivar desde cedo as crianças a terem amor pelos animais e não basta só falar, eles precisam viver essa experiência também. Já ouvi mães dizerem: "eu não tenho cachorro porque dá muito trabalho, tem que limpar, cuidar. Mas acho lindo meus filhos quando vêem um cachorro na rua chamam de 'meu', dão até nome para eles".

O que adianta as crianças verem de longe e só por alguns minutos ou segundos?

Vocês sabiam que um bebê exercita a coordenação motora fina quando controla sua força para acariciar um cachorro, gato, coelho, etc?
Ele também treina a marcha ao engatinhar, tentar andar ou até mesmo correndo atrás de um animal.

Pesquisadores, afirmam que acariciar um cachorro reduz pela metade a quantidade de remédios em um paciente.

Ter um animal também é muito importante para a criança aprender a ter responsabilidades, ensinando-a a cuidar, dar comida, água, levar para passear, ter cuidados com a higiene, etc.

"É um excelente treino para a afetividade", diz Sandra de Oliveira Campos (Pediatra).

Com certeza a Dra. Sandra tem razão, pois todas as pessoas que eu conheço que dizem não gostar de animais, são pessoas frias, que não se importam em ajudar o próximo. 

Ter uma criança amorosa, feliz, que se preocupa com a natureza e com as pessoas à sua volta, com certeza compensa todo "trabalho" que um animal pode dar.


Compartilhe esta postagem

3 comentários :

  1. Sei disso na prática, Ana Paula!!
    Muito bom ter um amiguinho de quatro patas!!
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb acho super importante um cachorrinho ou algum animal no desenvolvimento de uma criança, ainda bem q pelo menos qdo eu era criança minha mãe me deu qdo eu suuuuper insisti haaha

    Bjooo filhaa

    ResponderExcluir
  3. Muito boa postagem! Tenho um filho de 4 meses e ele fica observando nossos 2 caes bricando. A relação com o cão ajuda a criança a perder o medo.

    ResponderExcluir