31/05/2013

Cães também podem sofrer de diabetes

Foto: Reprodução/Google Images
Infelizmente nossos bichinhos também podem ter diabetes, que é diagnosticada através de um exame de sangue.

O nível ideal de açúcar no sangue fica entre 60 e 110 mg/dl. Caso esse valor extrapole, já é considerado um animal diabético, afirma o veterinário Mauro José Lahm Cardoso (membro da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV) e especialista do Espaço Vida Veterinária).

Existem duas raças que são mais propensas:  os Poodles e os Schnauzers.
Outra característica também identificada é que a doença está mais presente nas fêmeas, sendo que a cada 5 animais diabéticos, apenas um é macho.

Os sintomas mais visíveis são:
- o animal passa a beber mais água e
- urinar com mais frequência.

 A diabetes compromete o funcionamento dos rins, a visão e até causa problemas neurológicos, além de oscilar os níveis de colesterol e triglicérides.

O aumento desses índices pode provocar também a hipertensão no animal, principalmente se ele estiver obeso, diz o Dr. Lahm Cardoso.

A diabetes pode ser de dois tipos:
- Tipo 1: decorrente de um componente genético, diminuindo a produção de insulina;
- Tipo 2: aparece no animal caso ele esteja acima do peso e tenha uma vida sedentária.

Tratamento:
A insulina é aplicada geralmente 2 vezes ao dia, antes das refeições. Para fazer a aplicação o dono do animal deve ter toda orientação do veterinário, para que ele também indique a quantidade necessária a ser utilizada.

Atualmente existem rações especiais como a Equilíbrio Veterinary Obesity & Diabetic, para cães com problemas de obesidade, diabetes mellitus, hiperlipidemia ou constipação. Exercícios também são recomendados para que seu pet tenha uma saúde de qualidade.
Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário