01/05/2013

Dia do Trabalho: lutamos pelo fim da exploração do trabalho animal

Comemoramos hoje, 1º de maio, o dia do trabalho. Porém, não temos tantos motivos assim para comemorar, pois em plenos 2013, ainda vemos a exploração de trabalho de crianças e animais por toda parte. 

A exploração dos animais ocorre todos os dias na área de entretenimento como circos, rodeios, touradas, rinhas, farras do boi, zoológicos, etc. Todos esses são exemplos vergonhosos de exploração animal para "divertir" o homem.

Rituais religiosos: é triste ver algumas crenças religiosas usando como desculpa a morte de animais para purificação de suas almas. Usar a biblía como argumento não justifica seu crime.

Tráfico: Temos hoje centenas de espécies já extintas ou ameaçadas de extinção devido à venda ilegal desses pobres animais e aves. A biodiversidade está cada dia mais reduzida e poucas pessoas parecem se preocupar com isso. Falo não somente da carne de animais silvestres mas também de pessoas que compram animais ou pássaros para tê-los como animais de estimação. O comércio ilegal movimenta certa de 2 bilhoes de dólares por ano, tanto aqui no Brasil como no exterior.
O tráfico de animais é a terceira atividade ilícita mais lucrativa, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. 


Tração: na maioria dos casos, após longos anos de trabalho pesado, cavalos, burros, mulas, são abandonados à sua própria sorte. Vítimas de maus tratos, esses animais acabam morrendo de fome e de doenças, quando não são sacrificados, após terem servido seus donos fielmente.

Caça: no Rio Grande do Sul existe a caça amadorística, que consiste no "controle biológico de algumas espécies". Nesse estado é permitido caçar paca, cotia, queixada, lebre, perdiz e outras aves. A população alega que esses animais se reproduzem muito rápido, prejudicando assim suas plantações. Agora podemos entender porque empresas de armamentos estão instaladas no sul do país. No Paraná, clubes e fazendas de caças fazem suas propagandas discretamente, tentando fugir dos olhares dos protetores de animais.

Mas isso não acontece só na região sul. Existe uma matança descontrolada de onças-pintadas, jacarés, cervos, tatus, capivaras, entre outros, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses casos animais e aves são abatidos para o comércio de peles, plumas e por puro prazer de matar.

Aluguel de cães: cães são alugados para proteger propriedades sofrendo na maioria das vezes, pois:
- Não tem local adequado para dormir “em serviço”;
- Fica muitas vezes sem comida e água;
- Está à mercê de envenenamento, tiro e qualquer outro tipo de violência por quem for invadir a propriedade;
- É posto junto a outros animais desconhecidos e treinados para serem violentos, já com desequilíbrio mental devido ao tratamento recebido e a vida que levam, levando a brigas que levam a morte ou mutilações;
- É descartado (abandonado) quando adoece ou envelhece;
- Não tem atividades de entretenimento para desenvolver uma boa saúde mental;
- Não tem a chance de se apegar a alguém, por não ter contato e/ou receber atenção.


Vivissecção: é o caso de animais usados para pesquisas, que são torturados e depois mortos, quando não "serve" mais para os experimentos.

Não contribua com esse tipo de trabalho sujo. Não compre nenhuma ave ou animal silvestre, não promova rodeios, caças, rinhas, etc. Chega de usar animais em laboratórios.
 
Não é o sangue de um animal inocente que purificará a sua alma, mas sim a bondade e a caridade que você faz durante a sua vida. 


Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário