06/06/2013

Os cães podem comer ossos de aves?


Muitas pessoas quando estão comendo um franguinho assado acabam jogando os ossos para seus cães, que as vezes estão ali do lado esperando ansiosamente, não é mesmo?

Porém, os ossos de aves são extremamente perigosos para os animais. Quando são cozidos, assados ou fritos ficam muito mais duros, aumentando ainda mais os riscos de causar problemas ou até a morte de seu pet.

Veja alguns problemas que podem ser causados pela ingestão de ossos:

- eles podem machucar a boca e a língua do animal, provocando sangramento;
- o osso pode ficar preso na traquéia, dificultando a respiração. Neste caso será retirado apenas com cirurgia;
- ele pode ficar preso no estômago ou no intestino, causando hemorragia - aqui também será necessário intervenção cirúrgica;
- os fragmentos dos ossos podem endurecer o bolo fecal, dificultando a evacuação e causando cólicas no animal. 

Não são somente os ossos de aves os perigosos, os bovinos também, dependendo do tamanho por exemplo!

Contudo, o uso de ossos na dieta dos cães pode sim ser positivo, pois eles auxiliam na higiene bucal, mas devem ser muito bem escolhidos. Dê preferência para ossos crus e que tenha pelo menos o dobro da boca do seu cachorro, assim ele não vai engolir de uma só vez. Depois que ele roer bastante, jogue fora e dê outro.

 

A Meg gosta muito de comer aqueles ossinhos industrializados, tipo palitos vendidos em lojas especializadas. Eles são feitos de couro bovino mastigável. Mas não dou muito, somente 2 logo que ela acorda, como se fosse um café da manhã. Ela adora e devora em menos de 55 segundos, como vocês podem ver no vídeo abaixo, rs: 



Se você tem algum cachorro que já se engasgou alguma vez com ossos, deixe um comentário aqui nos contando. É sempre bom trocarmos experiências.
Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário