11/08/2013

Conheçam alguns super pais do mundo animal

No reino animal podemos encontrar vários exemplos de bons pais, pois eles cuidam, dividem ou tomam para si a responsabilidade com seus filhotes. Entre as aves também encontramos ótimos exemplos de paternidade. Conheçam alguns desses super papais:
 
Pinguim - Normalmente, os pinguins machos ficam com o ovo e o aquecem enquanto a fêmea sai em busca de alimento para o filhote que está para nascer. Quando a fêmea retorna, os papéis se invertem e é a vez do papai pinguim conseguir o alimento.



 
 Peixe-palhaço - Na época de reprodução, o macho 'arruma' uma área sobre uma rocha próxima à anêmona que o casal escolhe como 'casa'. E ali a fêmea põe seus 300 a 700 ovos, que são vigiados pelo macho até o nascimento. Além disso, na presença de predadores, os papais de peixe-palhaço cuidam dos alevinos colocando-os na boca até o perigo passar.


Cisne de pescoço preto - os machos desta espécies chamam a atenção pela dedicação com os filhotes, enquanto a mãe sai em busca de comida. "O macho fica responsável por cuidar do ninho e proteger o território nos momentos em que a fêmea sai para caçar. Além disso, o casal se reveza no transporte dos filhotes, carregando-os de um lado para o outro nas costas até que eles aprendam os primeiros passos", segundo o. biólogo Marcelo Linck, do Zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul.

Avestruz - Os machos vivem em verdadeiros haréns, pois para cada macho há cerca de sete fêmeas. Enquanto elas botam os ovos - em média 50 por estação -, eles se encarregam de chocá-los. Tomam conta dos filhotes e cuidam da cria até a idade adulta.




Lobo-guará - Os machos são os responsáveis pela alimentação da fêmea e de todos os filhotes. Enquanto a mãe fica com os filhotes, o macho sai do ninho para caçar e trazer comida.




Pica-pau - O macho pode ficar vários anos com uma mesma fêmea. Nesse meio tempo, constroem o ninho juntos e se revezam para chocar dos ovos. Os filhotes são muito dependentes dos pais após o nascimento e precisam que o pai busque o alimento, triture-o e o coloque em seus bicos.



Fonte: Terra 

Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário