01/11/2013

Animais em Santos-SP tem autorização para utilizar o transporte coletivo da cidade

 
Foto: Google Imagens
Vocês sabiam que em Santos-SP, os animais de pequeno porte, de até 10 quilos, podem utilizar o transporte público da cidade?

Algumas pessoas poderiam perguntar: mas por que um animal precisa utilizar transporte coletivo? A resposta é simples: se o animal estiver doente, precisando de cuidados veterinários e seu dono não possui veículo ou não tem condições de pagar um taxi.

 
Foto: Divulgação
A Lei está valendo desde dia 18/12/12 em Santos, interior de São Paulo e o vereador  autor da iniciativa foi Benedito Furtado do PSB, ele afirma que “a proposta beneficia principalmente a população de baixa renda, que muitas vezes não tem condições financeiras de custear o transporte até um posto de vacinação ou, mesmo, um veterinário”.



Porém, há certas regras a serem respeitadas, são elas:

1. Só podem ser carregados animais pequenos, com até dez quilos;
2. Os animais devem ser carregados em compartimentos especiais;
3. Será necessário apresentar carteira de vacinação do animal transportado;
4. Não será permitido carregar água, alimentos ou dejetos junto com as caixas. Caso haja alguma ocorrência, o passageiro tem de descer em um ponto de parada para a higiene do animal;
5. O carregamento do animal não poderá prejudicar os passageiros ou alterar o funcionamento da linha;
6. Apenas dois animais são permitidos estarem a bordo do veículo por viagem;
7. Será cobrada tarifa regular na linha pelo assento utilizado pelo animal, se for o caso.

Outras cidades brasileiras estão tomando a mesma iniciativa, como é o caso de Porto Alegre. Na última terça-feira (29), uma reunião na Câmara Municipal da cidade, foi discutido o projeto de lei. Segundo o vereador Marcelo Sgarbossa (PT), “Há vários motivos para a proposta. Um deles é a lógica da própria legislação. Hoje já é possível transportar entre os municípios, mas não pode transportar dentro dos municípios, nos ônibus. O outro é a questão de que os animais humanizam as cidades, as pessoas que têm animais geralmente têm uma relação de cuidados, inclusive com as outras pessoas. Há vários relacionamentos que ocorrem por conta dos animais”.

Esperamos que mais e mais cidades do Brasil adotem esta lei.
Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário