23/04/2013

Cortar ou não o rabo do cachorro?

(Foto: Divulgação da Campanha Ula União Libertária Animal)

O corte da cauda dos cães, é chamada de caudectomia e não tem funcionalidade nenhuma, além da estética.
Antigamente as caudas eram cortadas para diminuir as chances de ferimentos em batalhas, pois diminuia a área de contato com os adversários.

Hoje em dia essa prática é considerada crime, tendo punição para veterinários que desrespeitarem a resolução n° 877 do
Conselho Federal de Veterinária de 2008, que probibe também o corte das orelhas (conchectomia) e retirada das cordas vocais (cordectomia).

Acho ótima essa lei, pois onde já se viu privar o animal de transmitir suas emoções através da cauda? Pois ela sendo uma extensão da coluna vertebral, é formada por várias vértebras pequenas que contém inúmeras terminações nervosas. Outro absurdo seria privar um cão de latir.

A amputação da cauda só é recomendada para os cães que morder insistentemente a ponta do rabo, causando ferimentos graves. Mas mesmo assim só é recomendada após uma análise clínica minuciosa. 

Outra barbaridade é feita com os felinos, chamada de onicectomia, que consiste na retirada das unhas dos gatos para que eles não arranhem a mobilia. E não é somente a unha que é retirada, mas também a ponta dos dedos, uma vez que a unha está inserida nela.
Afiar as garras é um comportamento natural dos felinos, portanto, se você não quer que ele arranhe nada em casa, há uma solução perfeita: NÃO TENHA GATO, mas não mutile nenhum animal. 



Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário