12/04/2013

Zoológico da Argentina permite que visitantes tenham contato com animais selvagens


O zoológico Zoo Lujan, localizado a 70km de Buenos Aires, permite que visitantes possam entrar na jaula, fazer carinhos, dar alimentos e tirar fotos dos animais.

Carlos Fernandes Balboa, responsável pela educação ambiental da Fundação Vida Silvestre de Buenos Aires, afirma que os animais são de grande risco para a população, pois são animais ferozes. O problema é minimizado por estarem drogados para que pareçam um bichinho de pelúcia.

Já a direção do zoológico afirma não usar nenhum tipo de remédio. O dono Jorge Semino, ressalta que em 18 anos de funcionamento nunca houve nenhum tipo de problema. Ele diz que os animais estão com seus tratadores desde o nascimento, então estes sabem "ler" seus humores e reações para evitar qualquer tipo de acidente.

Na Austrália e África existem parques onde os visitantes também podem ter contato com os animais, porém estes estão soltos em seu habitat e não são domesticados. 



“O zoológico de Lujan cria uma imagem fictícia da natureza dos animais e não tem valor educativo. É apenas um grande negócio que viola os direitos dos animais", diz o Enrique Vidal, presidente da Associação Argentina de Advogados Ambientais. “Eu não sou contra a demonstração de bondade de um animal em cativeiro, já que isso também melhora seu manejo nestas condições. Mas qualquer um entrar numa jaula com um leão? Onde está a imagem de respeito em relação a uma espécie que naturalmente é nossa predadora? Qual a mensagem do passeio?”, pergunta Balboa, da Fundação Vida Silvestre.

“Não temos que justificar o que fazemos. Nós damos a possibilidade de seres humanos terem uma relação com os animais. Esse tipo de prática é muito nova, começou a ser estudada na década de 1950, e mostra que algumas espécies podem ter seu comportamento modificado. Esses animais são nascidos em cativeiro e não podem voltar para a natureza, já perderam seus instintos. Há duas possibilidades: que eles fiquem dentro das jaulas e os visitantes do lado de fora, ou que as pessoas entrem, façam fotos, vídeos e os conheçam de perto”, diz Santiago Semino. 



Só nos resta saber se esses animais são ou não dopados. 
 
Serviço:
Zoo Lujan
Aceso Oeste Km58 – Lujan
Buenos Aires / Argentina
Tel.(542323) 435-738
Entrada: $100 pesos para estrangeiros – notas de reais são aceitas.
www.zoolujan.com


Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário