16/06/2013

Vacinação contra a raiva animal em Piracicaba

 

Nesta segunda-feira (17), o bairro Paulista, na cidade de Piracicaba-SP, acontecerá a vacinação contra a raiva em cães e gatos da região.

Essa dose de reforço será dada devido a um morcego que foi recolhido pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da cidade. Este é o sétimo caso confirmado somente neste ano em Piracicaba.

Caso algum morador encontre algum morcego, ele deverá entrar em contato com o CCZ pelo telefone 3427-2721. Se for necessário ligar fora do horário comercial, a recomendação dada é que o morador não toque no morcego em hipótese alguma.

Saiba mais sobre a raiva em morcegos:
 

A principal espécie transmissora da raiva é a Desmodus rotundus.
O perigo não está apenas no contágio animal, mas também aos seres humanos.
Todos os morcegos hematófagos (ou vampiros, como são chamados), podem carregar o vírus da raiva. Porém, para que a transmissão aconteça é necessário o contato da saliva com o sangue.

Se você mora na região Paulista em Piracicaba, não deixe de levar seu cão ou gato para vacinar.

Os morcegos ajudam na manutenção do equilíbrio ecológico:


FRUGÍVORO
Artibeus lituratus. É o morcego grande das frutas. Tem a função de dispersar sementes de muitas plantas, o que ajuda no reflorestamento. Chega a pesar 87 gramas.

 

NECTARÍVORO
Glossophaga soricina. O morcego Beija-flor é responsável pela polinização de muitas espécies de plantas neotropicais. É um animal de pequeno porte, pesando 10 gramas.

 

HEMATÓFAGO
Desmodus rotundus. Conhecido como morcego vampiro, controla as populações de mamíferos silvestres e se alimenta de sangue. Tem porte médio e pesa entre 25 a 40 gramas.

 

INSETÍVORO
Molossus molossus. Por se alimentar principalmente de insetos, o morcego de cauda livre faz o controle destas populações. De pequeno porte, pesa entre 10 a 30 gramas.

 


Fonte: G1 e Revista Globo Rural
Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário