19/02/2015

Leite de vaca x Leite de soja


Esses dias passando pela prateleira de leites do mercado prestei um pouco mais de atenção no leite de soja, o que me deu vontade de experimentar. Nunca fui muito fã de leite de vaca, mas as vezes eu tomo, especialmente os achocolatados. Comecei a pensar então no sofrimento das vacas leiteiras e nos benefícios da soja, foi então resolvi pegar um litro para experimentar. 

Escolhi o da marca Jussara e chegando em casa comecei a pesquisar sobre a soja, sobre as fazendas leiteiras, mas confesso que essa última, fazendas leiteiras, não quis ler muito, pois me faz muito mal ver fotos e vídeos de sofrimento animal. 

Mas o que eu li vou resumir aqui para vocês, tirando as minhas conclusões, ok?

As vacas sofrem para nos dar seu precioso leite?? 
SIM e como sofrem. Para uma vaca produzir leite, ela precisa logicamente estar prenha ou já com o filhote, por isso elas são sempre inseminadas uma gestação após a outra e assim que o bezerro nasce ele é afastado de sua mãe para que seu leite seja destinado ao consumo humano. 

Quando nasce um bezerro macho ele é levado para unidades de engorda intensiva, lugar muito pequeno para evitar movimentos, fazendo com que seus músculos permaneçam fracos durante seu curto tempo de vida, pois eles serão abatidos e vendidos como carne de vitela, triste não? :(

Já as fêmeas terão o mesmo destino de suas mães, serão inseminadas intensivamente para produção de mais bezerros, mais leite e assim por diante. O ciclo não para. 

Quais são os benefícios da soja??
- Diminui o risco de doenças do coração
- Combate a osteoporose 
- Ajuda a controlar a diabetes e colesterol alto
- Rico em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B
- Contém isoflavona, muito importante para a prevenção de cânceres como o de cólon do útero, mama e próstata
- Alivia os sintomas da menopausa e da TPM

Quais são as contra indicações do leite de soja?
- Estudos de pessoas com hipotireoidismo demonstraram que as mesmas devem consumir o leite moderadamente devido à presença de isoflavona. Recomendam-se até 50 gramas de isoflavona por dia, o equivalente a 500ml de leite de soja. 

- E vale lembrar também que o consumo do leite de soja por crianças e bebês deve ser sempre orientado por médicos, pois como ele não contém colesterol e este é uma substância necessária para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso central das crianças.

Olha gente, resumindo minha decisão é a partir de agora comprar mais leite de soja, pois o gosto é até mais gostoso na minha opinião e ir abandonando de vez o leite de vaca. 
Este da Jussara que comprei é de sabor original e de coração falo para vocês: achei que tinha até um gostinho de vitamina de tão gostoso que é. 

E vocês já tomaram leite de soja? O que acharam? Deixem aqui embaixo um recadinho contando a opinião de vocês também. 

Até o próximo post !!!
Compartilhe esta postagem

0 comentários :

Postar um comentário